SOBRE

O nosso logotipo é inspirado na constelação Lepus (que corresponde ao género de todas as espécies de lebre), uma constelação do hemisfério celestial sul, logo a sul do equador celeste.
Outro elemento do logotipo corresponde a uma representação de um sobreiro (Quercus suber) , um elemento de flora característico do montado alentejano, um dos habitats prediletos da lebre-ibérica. Esta árvore é muito importante na economia da região, tal como a lebre-ibérica, e tem diversas funções como a produção de cortiça, sombra para animais selvagens e domésticos, a produção de bolota e no fim de vida, a lenha. Em semelhança, a lebre-ibérica é uma espécie-chave do ecossistema, moldando os habitats onde existe e sendo espécie-chave em quase todas as teias-tróficas da Península Ibérica.
A NOSSA MISSÃO
Entendemos a missão como de todos. A missão de preservar a lebre-ibérica ou qualquer outra espécie não pertence a ninguém, mas a todos.
Temos total disponibilidade de mostrar o que fazemos e o que queremos fazer mais, e se quiser, pode fazer parte do caminho. Não lhe garantimos o resultado, mas garantimos total dedicação e empenho.

O núcleo reprodutor
O núcleo reprodutor foi selecionado através de exemplares capturados no campo de acordo com a legislação em vigor.
Os nossos pilares
Deter, reproduzir e libertar uma espécie selvagem é para nós um enorme compromisso e fazemo-lo com todo o conhecimento ao dispor atualmente. Os exemplares que saem do centro de reprodução de lebre-ibérica são selecionados continuamente e demonstram morfologia e comportamento totalmente selvagem.
- Reprodução com mínimo de stress e com boas condições alimentares, fisiológicas e edafoclimáticas;
- Contato reduzido com humanos;
- Alimentação natural e adaptada à realidade do campo;
- Os animais são expostos continuamente ao ruído de predadores aéreos e terrestres, bem como ruído de atividades humanas de forma a reconhecerem como ameaça;
- Não são reproduzidos animais que não expressem o total comportamento selvagem;